domingo, 1 de junho de 2014

Humanos Of de New York X HUMANOS OF COS

Humanos Of de New York X HUMANOS OF COS

#Reportagem Fotográfica

Reportagem fotográfica tem as imagens como principal item de informação, também faz parte do jornalismo. Essa informação visual é um componente á mais para a reportagem, pois chama muita atenção dos leitores principalmente para apresentar ou vender algo.
O principio de fazer uma boa reportagem fotográfica acompanha em dois tipos de informação,a legenda ou um breve texto legenda
A legenda , é uma forma de acompanhar a imagem com uma estrutura mais curta, que descreve a imagem ou dá apoio a matéria jornalistica.
O texto-legenda é uma ampliação da legenda e contém as informações principais da matéria .


#Humanomania


Origem:

Reportagem de Ricardo Serana- São Paulo, trás a hitoria de um jovem que resolveu fotografar pessoas, anônimas de New York, onde a fotos vem acompanhado de um breve relado e vão para internet.

Apoio: http://www1.folha.uol.com.br/


Relato do Jovem:


Hey there.  I’m Brandon.  I get really passionate about things.  At some time in my life, I’ve been obsessed or borderline-obsessed with saltwater aquariums, the baritone euphonium, reading, piano, filming, financial markets, New York City, and photography.  I studied History at the University of Georgia.  During my senior year of college, I took out $3,000 in student loans and bet it on Barack Obama to win the presidency.  A friend heard about this bet and got me a job trading bonds on the Chicago Board of Trade.  I traded for three years.  It went really well for awhile.  But then it went reallybadWhoops. After I lost my trading job, I decided to move to New York City and take portraits of strangers on the street. Mom wasn’t too happy about that decision, but so far it’s gone pretty well. I’ve taken nearly 5,000 portraits and written 50 stories. And I’ve met some amazing people along the way.

Thanks for visiting Humans of New York.

Hey lá. Estou Brandon. Eu fico realmente apaixonado sobre as coisas. Em algum momento de minha vida, eu fui obcecado ou limítrofe-obcecado com aquários de água salgada, o euphonium barítono, leitura, piano, filmagens, mercados financeiros, Nova York, e fotografia. Eu estudei História na Universidade da Geórgia. Durante meu último ano de faculdade, eu tirei US $ 3.000 em empréstimos estudantis e aposto que em Barack Obama para ganhar a presidência. Um amigo ouviu falar sobre esta aposta e me deu um bônus de troca de emprego na Chicago Board of Trade. Eu troquei por três anos. Ele foi muito bem por algum tempo. Mas então foi realmente ruim . Whoops.Depois que eu perdi meu emprego negociação, eu decidi me mudar para Nova York e tirar retratos de estranhos na rua. Mamãe não estava muito feliz com essa decisão, mas até agora ela se foi muito bem. Eu tomei quase 5.000 retratos e escrito 50 histórias . E eu conheci algumas pessoas incríveis ao longo do caminho.
Obrigado por seres humanos que visitam de Nova York. 


#Reportagem


Humanos Of de New York X  HUMANOS OF COS

Os seres humanos são muitas vezes confundidos ou igualados. Poucos se sabe das historias,  de cada ser humano, o que ele trás consigo. O amor pela vida faz com que jovens parem um pouco e retratem a vida em poucas linhas e em uma foto o que representa cada um que e o que queira falar.

Assim foi feito, jovens alunas da Universidade Federal de Alagoas,  do curso de Comunicação Social: Jornalismos e Relações Publicas, baseadas em Brando e no site " Humanos of New Yourk" decidiram observa, se dedicar ao ser humano. Em uma pequena parcela da instituição, fotografaram e perguntaram a amigos e desconhecidos como podiam definir as suas vidas em apenas três frases, esse estudo é conhecido também como Humanomania.


As jovens tiram alguns dias para observar e tirar as fotos, como entrevista, em alguns momentos confessa uma das jovens, que a maior dificuldade dos participantes foi para eles se definirem em apenas três frases. Para apresentar esse trabalho elas batizaram como Humanos Of COS, pois as representações fotográficas estão em apenas um bloco da instituição.

Outras formas de fazer esse mesmo trabalho é poder utilizar dele como uma forte arma de criticar além de denunciar maus tratos. Porém o forte desse estilo de reportagem é poder mostra que as pessoas são parecidas e boas, mostra o amor pelo simples fato se ser amor, os sentimentos e os que as pessoas pensam delas próprias sem julgamentos .

Em seguida alguns exemplos do site: Humanos of new York e do trabalho Humanos Of COS.



Maurícío Manoel

"De gênio e louco todo mundo tem um pouco."
"Sem amor eu nada seria."
"É preciso saber viver!





Tudo que você precisa é amor.



Nathália Cavalcante

"Paz e amor sempre!
O Senhor é meu Pastor e nada me faltará.
Pra Frente, Sempre! "



Dedicação



Rodolpho Almeida

" O futuro pertence aquele que acredita na beleza dos sonhos!
No futebol as vezes mau caráter decide uma partida.
A informação tá no sangue"



"Eu estou estudando para obter um PhD em neurociência, mas no meu tempo livre eu gosto de atuar em shows burlescos".



Eugênio Cavalcante

"Os que dançaram eram julgado de louco pelos que não ouvia a música. - F.N.
Um mago nunca se atrasa, nem se adiante, ele chega  exatamente 
que pretende chegar. Gandalf

Todos os mortais Vivem exatamente o mesmo tempo nem mais 
nem menos Somente uma vida!"


"Este é um personagem." 
"Ah, então isso não é você?" 
"Isso não é comigo. Mas há muito de mim aqui. "




Wende Evangelho

"Viva as vida sem regras."
''Não plante raízes em lugar algum."
"A Bahia é linda."



"Eu acho que eu me vender curto, às vezes. Tenho medo de pedir o que eu quero, porque uma parte de mim está com medo que eu não mereço isso."





Daniela

"Adoro estudar"
"Amo as pessoas"
"Sou uma pessoa teimosa"

terça-feira, 27 de maio de 2014

Exemplos de angulações

Angulação pitoresca:


Pitoresco é o que é interessante, curioso. E nesse tipo de angulação, o foco é exatamente esse. São textos caracterizados pelo que é grotesco ou plenamente inovador.










Angulação exótica:

Pode ser compreendido como algo diferente do comum ao leitor, geralmente esse tipo de angulação é remetida a matérias sobre turismo, natureza, gastronomia estrangeira ou local, sendo um pouco rebuscada, situações distintas, etc. 


Angulação emocional:


É quando um texto apela para o lado sentimental, quer seja triste ou alegre, do leitor. É muito comum encontrarmos esse tipo de angulação presente em campanhas sobre doenças; acidentes no transito; datas comemorativas (dia das mães, crianças, pais, natal, etc.), dentre outras. 
















Angulação opinativa:

Quando o texto expressa a opinião pessoal do autor e destaca claramente o feito. 


Manchete, título e leads

Manchete:
A manchete é a chamada de uma noticia importante, vem sempre em letras grandes na primeira pagina para chamar a atenção do leitor, vem sempre na primeira página com grande destaque.
Imagem do site: portaldoprofessor.mec.gov.br

Título: 
É o resumo da notícia, feita de acordo com a angulação escolhida pelos repórteres e ou editores.O titulo adianta ao leitor o teor da noticia e de certa forma revela o enfoque que ele vai dar no texto,deve se usar de artifícios para prender o leitor.

Imagem do site: jornalismoassim.blogspot.com

Leads:
 É o primeiro parágrafo de uma notícia/reportagem, ou seja, a introduz, geralmente contem de 4 a 5 linhas e busca responder as seguintes perguntas: quem?, por quê?, como?, onde?, quando? e o quê?
O lead deve prender o leitor através da curiosidade, emoção, das dúvidas, da polêmica, etc.


O jornalista e a fonte

Um filme que retrata bem essa relação é "Nothing but the thruth"(Faces da verdade em português). O filme conta a história de uma jornalista que trabalha no jornal Sun times, Rachel Armstrong, que se negou a revelar sua fonte após ter revelado a identidade de uma agente da CIA que havia descoberto que a Venezuela,país alvo dos EUA no filme, não tinha relação com os ataques sofrido pelo país, mesmo assim o presidente ordenou ataques aéreos. Querendo saber quem foi o informante da jornalista o FBI manda o investigador Patton fazer uma grande investigação e para forçá-la a revelar sua fonte, como ela se recusa paga um alto preço. O filme é baseado em fatos reais, mas deixa bem claro que é uma obra fictícia e possue vários aspectos que não aconteceram no caso real.

O filme de que se trata é: O Informante, e trata justamente da relação entre o jornalista e sua fonte, ele conta a historia de um homem que trabalha numa empresa de cigarro que adultera o produto para causar maior dependência aos seus consumidores, um jornalista descobre o ocorrido e propõe a este senhor que seja seu informante, ele pensa muito, mas, com o tempo aceita, ao longo do filme cria-se uma trama, e chegara ao clímax quando o jornalista pé posto a prova, forcado a revelar sua fonte, então, a grande questão do filme e deste post é: Ate onde vai a relação Jornalista-Fonte. 






A grande pergunta é: o jornalista deve revelar sua fonte?
Em casos em que a fonte seja de grande prestigio, e o assunto não seja um grande segredo que coloque a vida de outras pessoas em perigo é até vantajoso que o jornalista divulgue, mas a sempre que se ter cuidado e bom senso antes de fazê-lo. No caso do primeiro filme, a jornalista foi presa e bastante prejudicada por escolher não revelar sua fonte. 
No Brasil, nada obriga o jornalista a revelar sua fonte. E essa relação é mais que uma questão de direito ou não, e sim de ética.
E você, o que faria ?

Tipos de sequência e personagens

Sequência temporal:
É a que segue a ordem cronológica dos acontecimentos.

Sequência por ordem de importância:
Prioriza a ordem de importância das coisas e não a ordem em que elas aconteceram.
Imagem do site: thaisnicoleti.blogfolha.uol.com.br

Personagem plano:
Aquele que começa a narrativa como um personagem e se mantem assim.
Imagem do site: naveliteratura.blogspot.com

Personagem esférico:
Possui múltiplas faces, podendo mudar durante a narrativa. Não sendo apenas o mocinho ou o vilão.
Imagem do site: saberliteratura.blogspot.com

Angulação

A angulação é o enfoque do pauteiro, editor ou repórter dá a uma certa notícia, essa angulação vai variar de acordo com vários itens, como: A linha editorial do jornal, o público destinado, de que maneira quer atrair o leitor/espectador, entre outros.
pauta é a principal condutora da angulação e encontra-se ligada ao gênero jornalístico que é utilizado por aquele determinado meio de comunicação.

A edição é uma outra forma muito utilizada de para dar angulação à matéria, onde o editor determina qual o enfoque deve ser dado para que a matéria atinja o público necessário e que seja de acordo com a linha editorial do veículo de comunicação.

- Angulação de massa:
É uma angulação voltada para o gosto médio, influenciando o próprio conteúdo da matéria. As matérias com angulação exótica, pitoresca ou de apelo emocional,são voltadas para esse público.
Imagem do site: amnesiativa.blogspot.com

- Angulação grupal:
Encontra-se muito em editorias assinados, é voltada para um público alvo definido.
Imagem do site: fotocolagem.blogspot.com

- Angulação pessoal:
É voltada para a visão do repórter, muito comum em blogs independentes.[
Imagem do site: saraiva13.blogspot.com




Reações não-verbais

Reação não-verbal positiva:


Imagem do site: www.ofuxico.com.br

Reação não-verbal negativa:

Imagem do site: diversao.terra.com.br

Exemplos de função referencial e emotiva

Função referencial:
Imagem do site: blogreferencialesb.blogspot.com

Função emotiva:

Imagem do site: portaldoprofessor.mec.gov.br

Funções da Linguagem

 Continuando nossa saga através das várias faces e formas de se comunicar, agora passearemos pelas funções da linguagem:

- Função referencial:
O objetivo do emissor é transmitir uma mensagem direta ao receptor, informá-lo.

Imagem do site: oprofessorweb.wordpress.com

- Função emotiva:
Quando emissor trasmite seus sentimentos através da mensagem.
Imagem do site: portfeevale2012.wordpress.com

- Função fática:
Quando o emissor faz um teste para saber se a mensagem está chegando e sendo entendida.
Imagem do site: liteportugues1ano.blogspot.com

- Função poética:
Comumente usada em poemas e poesias, nessa função a mensagem é o centro e recebe maior valorização.
Imagem do site: redacaonocafe.wordpress.com

- Função conativa:
O emissor tenta influenciar o receptor a fazer algo.
Imagem do site: portugues8csu.blogspot.com

- Função metalinguística:
O meio falando do próprio meio.

Imagem do site: gramaticainterativa.blogspot.com





Itens importantes em um bom texto

Agora falaremos de itens a serem respeitados na produção de um bom texto:

- Redundância: 
O uso das mesmas palavras ou expressões excessivamente ou insistir numa mesma ideia em todo o texto.
Imagem do site: miscelaneaconcursos.blogspot.com
- Motivação:
O emissor é motivado por algo para se comunicar com o recpetor.
Exemplo: Agda estava com saudade de Amanda por isso a ligou.

- Entropia: 
Desinformação/contradição na mensagem causando confusão no leitor.
Imagem do site: finodabossa.blogspot.com

- Informatividade
A capacidade do emissor de defender um ponto de vista. 
Imagem do site:
licia-ligia.blogspot.com

- Coesão
Traz a harmonia entre os parágrafos tornando a leitura simples e agradável. 
Imagens do site: soumaisenem.com.br

- Coerência
 É responsável por encaixar as peças que formam o texto. Incluindo fatores, como: conhecimento prévio e intertextualidade, principalmente. 
Imagem do site: www.filosofix.com.br

- Situacionalidade
Envolve o receptor e o contexto em que ele está inserido.
Imagem do site: linguaportuguesa.uol.com.br
-  Aceitabilidade
Ele tem que entender e aceitar a mensagem.
Exemplo: Amanda está resfriada e não poderá ir á aula.