-(region-2)-(import)-cover.jpg)
O filme de que se trata é: O Informante, e trata justamente da relação entre o jornalista e sua fonte, ele conta a historia de um homem que trabalha numa empresa de cigarro que adultera o produto para causar maior dependência aos seus consumidores, um jornalista descobre o ocorrido e propõe a este senhor que seja seu informante, ele pensa muito, mas, com o tempo aceita, ao longo do filme cria-se uma trama, e chegara ao clímax quando o jornalista pé posto a prova, forcado a revelar sua fonte, então, a grande questão do filme e deste post é: Ate onde vai a relação Jornalista-Fonte.
A grande pergunta é: o jornalista deve revelar sua fonte?
Em casos em que a fonte seja de grande prestigio, e o assunto não seja um grande segredo que coloque a vida de outras pessoas em perigo é até vantajoso que o jornalista divulgue, mas a sempre que se ter cuidado e bom senso antes de fazê-lo. No caso do primeiro filme, a jornalista foi presa e bastante prejudicada por escolher não revelar sua fonte.
No Brasil, nada obriga o jornalista a revelar sua fonte. E essa relação é mais que uma questão de direito ou não, e sim de ética.
E você, o que faria ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário